Vibrações

Edição 36: oitava edição do WME Awards

Acesse, leia, comente e compartilhe!


A vida é um percurso para o aprendizado. É preciso revisitar e consolidar as experiências. Cada um em seu próprio tempo. Sempre em frente!

Na edição desta semana, a lembrança e a projeção da cultura nacional são expostas na confirmação da oitava edição do WME Awards by Billboard; na inauguração do projeto A Casa da Música Brasileira – Zuca; no retorno ao palcos do duo Letuce e do músico Branco Mello; na alta hospitalar de Tom Zé; e na morte de Fritz Escovão, integrante do Trio Mocotó.

São inúmeras as tradições que apontam “o passo à frente” como a melhor direção. Lembrar e esquecer são poderosas ferramentas. O que passou, passou. Na dúvida, para achar a solução, continue a nadar.



A oitava edição do WME Awards by Billboard está confirmada. A premiação, que é idealizada, realizada e dedicada às mulheres, acontecerá no dia 19 de dezembro, em São Paulo, e terá como grandes homenageadas as cantoras Lia de Itamaracá e Nara Leão. “É um orgulho ver o WME Awards crescer a cada ano, ampliando o reconhecimento das mulheres que transformam a indústria da música no Brasil”, disse Fátima Pissarra, uma das idealizadoras da iniciativa e CEO da Mynd. O evento já consagrou quase 120 profissionais do mercado da música nacional, entre artistas, jornalistas e empresárias. A transmissão ao vivo já foi confirmada. As categorias da premiação, as indicadas e os shows que acontecerão ao longo da festa serão divulgados em breve.

[POPline]


Na última terça-feira (1º) a cantora Marina Sena iniciou uma nova era na carreira, desta vez como empreendedora no mundo da música. Ela e a empresária, Talita Morais, inauguraram o projeto A Casa da Música Brasileira – Zuca. O local é um espaço cultural com estúdios de música, dança e fotografia; e poderá também abrigar audições, programação de shows e até mesmo exposições. Situado no bairro da Consolação, em São Paulo, o imóvel projetado por Gregori Warchavchik, em 1930, é uma das primeiras casas modernistas do Brasil. “Esse empreendimento vem para reavivar e valorizar um dos bens mais preciosos que existem, a nossa cultura,” afirmou Marina Sena em declaração à imprensa.

[Rolling Stone Brasil]


O duo carioca Letuce, formado pelo instrumentista e produtor musical Lucas Vasconcellos e pela compositora, atriz e vocalista Letícia Novaes (conhecida por Letrux na carreira solo) quebrará o hiato de oito anos e retornará aos palcos. Eles irão celebrar os 15 anos do primeiro disco, Plano De Fuga Pra Cima Dos Outros E De Mim. A comemoração ganha uma nova camada com o relançamento da obra em LP, que terá uma faixa bônus. O disco estará disponível em tiragem limitada nas próximas semanas. As apresentações acontecem em São Paulo, no dia 1 de dezembro, na Casa Natura Musical, e no Rio de Janeiro, com a data ainda a ser anunciada.

[Rolling Stone Brasil]


O cantor e baixista Branco Mello, 62 anos, voltou a se apresentar após uma nova cirurgia para a retirada de um tumor na amígdala. Ao lado de Sérgio Britto e Tony Bellotto, no show Titãs Microfonado realizado no Espaço Unimed, em São Paulo, no último sábado (28), Mello cantou quatro músicas como voz principal e participou de todo o espetáculo tocando baixo. A apresentação também contou com as participações especiais de Roberto de Carvalho, viúvo de Rita Lee, e da cantora Bruna Magalhães. Mello vem lutando contra a reincidência de tumores na região da garganta há cerca de cinco anos.

Após passar 20 dias internado em hospital de São Paulo, Tom Zé, 88 anos, recebeu alta hospitalar na última terça-feira (1º). O artista informou nesta quarta-feira (2) que permanecerá sob cuidados em casa por dois meses. O artista foi internado no dia 11 de setembro. A notícia da internação, porém, só foi divulgada em 23 de setembro, por meio das redes sociais do artista. Ele sofreu uma queda em casa e foi hospitalizado após reclamar de dor de cabeça intensa e persistente.

[Estadão e TV Cultura]


O músico Luiz Carlos de Souza Muniz, conhecido como Fritz Escovão e integrante do Trio Mocotó, morreu aos 81 anos, nesta terça-feira (1º). O anúncio de sua morte foi feito através de uma publicação do grupo em suas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Reconhecido por sua habilidade no uso da cuíca, Fritz Escovão nasceu no Rio de Janeiro mas cresceu em São Paulo, onde formou o Trio Mocotó, em 1968, com o carioca Nereu Gargalo e do ritmista João Parahyba. Em seu início, o grupo se apresentou com o cantor Jorge Ben Jor. Suas músicas definiram muito do que se entendia por samba-rock na época.

[Folha de S.Paulo]



Lançamento da semana


Para ficar ligado!

  • Música infantil para crianças malcriadas, disco direcionado para o público infantil da Filarmônica de Pasárgada – 9 de outubro
  • No meu paraíso, primeira parceria com Zélia Duncan do tecladista do grupo Skank, Henrique Portugal – 18 de outubro
  • Arco, 18º álbum de Marcos Sacramento, que vai de samba-enredo a standard do cancioneiro venezuelano – 1º de novembro


Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.