Vibrações

Edição 34: indicados ao Grammy Latino

Acesse, leia, comente e compartilhe!


Existe uma grande relação entre o ofício de curadoria e o ato de “curar”, de “trazer à maturidade”. Ao requinte da forma, ou, do conteúdo; ao requinte de si e de seu exercício.

Nesta semana encontramos o primor brasileiro nos indicados ao Grammy Latino; na programação da 1ª edição do São Paulo Jazz Weekend; nos participantes do primeiro e do segundo fim de semana do Rock in Rio 2024; na obra do músico carioca José Mauro; e na letra inédita de Rita Lee deixada para Maria Bethânia em música feita por Roberto de Carvalho.

Pouco a pouco percebe-se que a tarefa de selecionar aquilo que parece proveitoso tem ínfima relação com o objeto exterior. Trata-se de saber enxergar e “retirar de dentro”. O trabalho revela a lição: escassez não é a qualidade do produto, mas a habilidade em revelar do operador.



A Academia Latina de Gravação anunciou, nesta terça-feira, 17, os indicados para o Grammy Latino, premiação que acontece em 14 de novembro, em Miami. Na disputa de Álbum do Ano, o único brasileiro a concorrer é Xande de Pilares, com seu lançamento Xande canta Caetano. Brasileiros também entraram na categoria Melhor Artista Revelação, são eles: a baiana Cacá Magalhães e o trio carioca Os Garotin. Tiago Iorc entrou na disputa pelo prêmio de Melhor Canção de Cantor e Compositor com a música Antes Que O Mundo Acabe.

Na categoria Melhor Álbum Instrumental, Yamandu Costa e Armandinho Macêdo aparecem com o disco Encontro Das Águas e Hamilton de Holanda e C4 Trío concorrem com o lançamento Tembla. Já a categoria Melhor Álbum de Jazz Latino aparecem mais três brasileiros na disputa: Collab, de Hamilton de Holanda & Gonzalo Rubalcaba, My Heart Speaks, de Ivan Lins, e Pra Você, Ilza, de Hermeto Pascoal & Grupo.

[Estadão]


Nos dias 28 e 29 de setembro o Memorial da América Latina, em São Paulo, será a sede da 1ª edição do São Paulo Jazz Weekend. O festival reunirá nomes de jazz mundial e da música brasileira em uma série de shows e apresentações. Amaro Freitas, Yamandu Costa, Seu Jorge e Daniel Jobim, Arismar do Espirito Santo, Carol Panesi, Dani e Debora Gurgel Big Band, Salomão Soares são alguns dos que integram o line-up. O palco do evento foi batizado em homenagem ao pianista, arranjador e maestro brasileiro Laércio de Freitas, que faleceu em julho deste ano. Os ingressos já estão disponíveis.

[Rolling Stone Brasil]


No primeiro fim de semana do Rock in Rio 2024, entre sexta (13) e domingo (15), 24 atrações passaram pelos dois palcos principais do festival, que levou 100 mil pessoas por dia à Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio. Entre elas, as bandas Penélope e Pato Fu, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Planet Hemp com a presença de Pitty e o cantor Lulu Santos. A grande surpresa do show do Barão Vermelho foi o lançamento da música Do Tamanho da Vida, um presente da Lucinha Araújo, mãe do Cazuza. A letra conta com uma poesia inédita do artista que fez parte da formação original da banda.

O Rock in Rio retornou a partir desta quinta-feira (19). Nessa data o Espaço Favela foi dedicado ao samba, com Vinny Santa Fé, Fundo de Quintal e Xande de Pilares. O sexto dia de Rock in Rio, neste sábado (21) é uma homenagem à música brasileira, com line-up composto por artistas nacionais. A cantora Alcione, que já passa das cinco décadas, se prepara para dois shows no Rock in Rio, nos dias 21 e 22 de setembro, onde será homenageada pela Orquestra Sinfônica Brasileira e por artistas como Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles e Maria Rita, além da bailarina Ingrid Silva. O festival tem transmissão ao vivo no Globoplay, no Multishow e no Canal BIS.

[g1, Folha de S.Paulo e UOL]


O selo britânico Far Out Recordings anunciou nesta segunda-feira (16) que o músico carioca José Mauro morreu aos 76 anos de pneumonia. Seus dois álbuns lançados nos anos 1970, Obnoxious e A Viagem das Horas, foram gravados em apenas uma sessão no lendário Odeon Estúdios, no Rio de Janeiro, e lançados pela Quartin Records do produtor Roberto Quartin, também responsável por Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius. Músicos como Wilson das Neves e Ivan Conti, do Azymuth, participaram das gravações.

Os discos não tiveram muita repercussão e, após o músico decidir renunciar a carreira musical e a vida pública, os rumores se espalharam de que ele teria sido capturado pela ditadura ou morrido num acidente de carro. Foi só após o relançamento de Obnoxious, em 2016, que se tornou pública a informação de que o músico estava vivo e vivia no subúrbio carioca. Depois de finalmente entrar em contato com o selo em 2021, José Mauro deu entrevistas ao The Guardian, The New York Times, e outros importantes veículos de comunicação.

[Folha de S.Paulo]


Rita Lee deixou uma letra inédita para Maria Bethânia, com música feita por Roberto de Carvalho, disse o companheiro da artista ao podcast “Corredor 5”. No programa exibido nesta quinta (18), ele lembrou que sua parceira havia escrito a canção e que, caso ela não estivesse viva para interpretá-la quando Carvalho terminasse de musicá-la, ela deveria ficar como um presente para Bethânia. “Ela [Bethânia] não gravou ainda, mas está com ela. É linda a música, pancada.” Carvalho não deu mais detalhes sobre o teor da letra e da sonoridade da obra.

[Folha de S.Paulo]



Lançamento da semana

  • Oh, Pantanal, reunião de artistas em música escrita por Carlos Rennó, Tetê Espíndola e Guilherme Rondon – 14 de setembro
  • Unguerrê, segundo álbum de Quito Ribeiro, cantor e compositor baiano, no Rio de Janeiro desde os anos 1990 – 19 de setembro

Para ficar ligado!

  • Valsas de Garoto, repertório do álbum do violonista André Siqueira em duo com o acordeonista Toninho Ferragutti – 27 de setembro
  • Vital – O musical dos Paralamas, peça teatral que estreia no Rio de Janeiro e terá passagens por São Paulo e Brasília – 11 de outubro


Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.