Vibrações

Edição 33: 80 anos de Leci Brandão

Acesse, leia, comente e compartilhe!


Não se deve reter a celebração à mera regalia, ao merecimento de indivíduos afortunados ou de grandes conquistas. Trata-se de uma imprescindibilidade ao próprio viver.

Nesta semana exaltamos os 80 anos de Leci Brandão; o início do Rock in Rio 2024; o retorno aos palcos e o anúncio de novo álbum do grupo 5 a Seco; e a recuperação de saúde de Arthur Verocai e de Nana Caymmi.

O ato de celebrar sacraliza a ocasião. Destaca-a da homogeneidade do tempo e do espaço; estabelece um marco, um novo ponto de partida e um cais para retornar se preciso for. Viva e celebre; celebre e viva!



Um dos maiores nomes do samba brasileiro, Leci Brandão completou 80 anos nesta quinta-feira (12). Nascida em Madureira, em 1944, e criada em Vila Isabel, no subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se a primeira compositora mulher da Estação Primeira de Mangueira em 1972. É autora de grandes sucessos como Zé do Caroço e Isso é Fundo de Quintal.

Prestes a fazer 50 anos de carreira, em 2025, com mais de 30 álbuns gravados, Leci é reconhecida, no samba e na vida, pelo seu engajamento na luta por liberdade e por direitos da população negra e LGBT. A sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

[Agência Brasil]


O Rock in Rio 2024 começou nesta sexta-feira (13) com sete dias de apresentações. O Globoplay vai ter transmissão aberta dos quatro palcos do Rock in Rio. No Multishow, o público pode assistir às apresentações dos palcos Mundo e Sunset a partir das 15h15. No Canal BIS acontece a transmissão dos shows dos palcos Espaço Favela e New Dance Order às 18h45. Confira como está a programação, por data, do Rock in Rio 2024, que celebra 40 anos.

[g1 e O Globo]


O retorno do grupo paulistano 5 a Seco, após pausa de cinco anos, se concretizou com a apresentação no Coala Festival. O quinteto formado por Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni aproveitou o show feito no domingo (8) e anunciou que já tem pronto o quinto álbum do grupo. O disco sai ainda neste ano de 2024 e reúne 15 músicas inéditas.

O segundo dia do Coala Festival contou com uma baixa no line-up. O show de Arthur Verocai & Orquestra precisou ser cancelado. Durante a passagem de som, no início da tarde de sábado (7), o maestro Arthur Verocai, de 79 anos, sofreu uma queda. De acordo com o Corpo de Bombeiros presentes no local, o músico foi imediatamente atendido pela equipe médica do festival, levado ao hospital para receber os cuidados necessários e passa bem.

[g1 e UOL]


Nana Caymmi, de 83 anos, está internada com uma infecção urinária em hospital do Rio de Janeiro. A cantora está na unidade de saúde desde 26 de agosto, e foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) na quinta-feira (5). No momento, os médicos a tratam com antibióticos por via venosa. Também foi preciso introduzir um novo medicamento para o controle da frequência cardíaca. “Ela segue internada, contudo está estável. Ainda não possui previsão de alta”, finaliza a nota. Essa é a terceira internação de Nana nos últimos meses.

[Estadão]



Lançamento da semana


Para ficar ligado!

  • Chico Lobo & Banda ao vivo na estrada, um resumo da trajetória do violeiro, compositor e cantador mineiro – 20 de setembro
  • Bentu, álbum com nove composições inéditas criadas em parceria por Sérgio Pererê e Badi Assad – 4 de outubro


Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.