Acesse, leia, comente e compartilhe!
Esta curadoria de notícias da Música Popular Brasileira chega hoje à 30ª edição. São quase 12 meses de experimentações, três de publicações semanais ininterruptas… Já é possível rememorar a trajetória.
Nesta semana, lançamos o olhar também para o percurso trilhado por Silvio Santos, enquanto intérprete de divertidas marchas carnavalescas; por uma das grandes vozes da canção sentimental brasileira, a cantora Diana; que envolve os cuidados de saúde de Nana Caymmi e Preta Gil; que se aproxima de um fim, com a venda de ingressos para a última turnê de Gilberto Gil; que tem o propósito de unir artista e plateia por cinco dos festivais que acontecem neste fim de semana em várias regiões do país.
A natureza do autor é criar. Todavia, a satisfação é plena quando a obra pode ser partilhada. Vibrações agradece a crescente audiência!
O apresentador Silvio Santos, morto aos 93 anos neste sábado (17), fazia o público rir também cantando. Existem 17 coletâneas carnavalescas, lançadas entre as décadas de 1960 e 1980, com músicas interpretadas pelo apresentador, segundo o Instituto Memória Musical Brasileira. Além das coletâneas, Silvio lançou 13 compactos, entre as décadas de 1960 e 1990. LPs foram dois, em 1974 e 1975. A estreia foi em 1965. O casal de autores Manoel Ferreira e Ruth Amaral, os mesmos autores de A Pipa do Vovô, sucesso na década de 1980, compôs mais de 200 marchinhas, cerca de 40 delas sucessos na voz de Silvio Santos. É da dupla, em parceria com Gentil Junior, Transplante de Corintiano.
[Folha de S.Paulo]
Reconhecida como uma das grandes vozes da canção sentimental brasileira, a cantora Diana morreu nesta quarta-feira (21) aos 76 anos. Ela foi encontrada pelo filho, em sua casa, no município de Araruama, no Rio de Janeiro. A causa não foi divulgada. Pelo nome artístico, Ana Maria Siqueira Iorio ficou muito conhecida com o álbum que lançou em 1972, trazendo hits como Porque Brigamos. Seus hits foram revividos por artistas e ajudaram a reforçar a sua posição como uma das grandes vozes referenciais da canção sentimental brasileira daquela época.
[Folha de S.Paulo]
Uma semana após ter tido alta da unidade de saúde onde passou 18 dias internada para tratar de uma arritmia cardíaca, a cantora Nana Caymmi, de 83 anos, voltou ao hospital, na última segunda-feira (19). De acordo com a assessoria de imprensa do local, ela retornou “após um episódio de dor torácica” e “passou por um procedimento de cateterismo cardíaco, que não apresentou obstruções”. Segundo o hospital, nesta quarta-feira (21) Nana se apresentava “bem e estável, e deve ter alta nos próximos dias”.
A cantora Preta Gil anunciou nesta quinta-feira (22) que vai retomar seu tratamento oncológico. A informação foi compartilhada um dia após a sua internação. A artista afirmou que está bem e que está sendo acompanhada por seus médicos. Em janeiro de 2023, Preta Gil recebeu o diagnóstico de um câncer colorretal. Poucos meses depois, em agosto, a cirurgia para remoção do tumor foi realizada. Já em dezembro, a filha de Gilberto Gil comemorou o fim de seu tratamento.
[O Globo e TV Cultura]
A venda geral de ingressos para a última turnê de Gilberto Gil começou nesta quinta-feira (22). Após esgotarem as entradas para as duas apresentações que faria no Rio de Janeiro, em 29 e 30 de maio de 2025, a turnê contará com dois shows extras, em 5 e 6 de abril de 2025. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (23). Às 12h do dia 29, se inicia a venda para o público geral, por meio do site oficial. A série de shows intitulada Tempo Rei irá percorrer nove cidades brasileiras, começando por Salvador, no dia 15 de março de 2025, e terminando no Recife, no dia 22 de novembro. Até o momento, mais de 210 mil tickets já foram vendidos.
[CNN Brasil]
Vários festivais acontecem praticamente ao mesmo tempo em várias regiões do país durante este fim de semana.
No primeiro dia, sexta-feira (23), o Festival de Inverno da Bahia 2024 levou ao palco do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista (BA), Nando Reis e Anavitória. No sábado, tem Samuel Rosa; e a programação termina no domingo, com Seu Jorge.
Neste sábado (24), Seu Jorge canta no Zepelim, no Marina Park, em Fortaleza. Com as atrações concentradas no mesmo dia, o festival tem ainda Céu, Os Garotin e Julia Mestre.
Na nova edição do Turá Recife, Nação Zumbi mostra o show Manguefonia, no sábado. Na mesma noite cantam Maria Rita, Lenine e Marcos Suzano. Lulu Santos e Nando Reis tocam no Turá no domingo. Nos dois dias, os shows acontecem no Classic Hall.
A 260 km de Campo Grande, um dos polos de ecoturismo mais populares do Brasil assiste ao Festival de Inverno de Bonito (MS). O evento gratuito, iniciado na quarta (21), teve show de Zé Ramalho, na sexta (23); e ainda conta com Sandra de Sá e Olodum, no sábado (24).
Nos dias 23 e 24 de agosto, Brasília é palco da 5ª edição do Cerrado Jazz Festival. Realizado na área externa do Museu Nacional da República, o festival contará com a presença de artistas como Ivan Lins, Joyce Moreno, Amaro Freitas, Zé Manoel, Metá Metá e artistas locais.
[UOL e Jornal de Brasília]
Lançamento da semana
- Sambas Enredo das Campeãs, projeto que disponibiliza os sambas-enredos das campeãs do Grupo Especial paulistano desde 1987 – 16 de agosto
- Caju, segundo álbum solo de Liniker, em uma fase mais pop, do pagode, passando pelo disco, jazz e até a eletrônica – 19 de agosto
- Do Nilo, primeiro álbum de Lílian Rocha, com arranjos e codireção do moçambicano Otis Selimane – 20 de agosto
- 1, 2, 3, 4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso, do baterista e autor de livros João Barone – 20 de agosto
- Dia à Dias, com cinco músicas que gravitam em torno do samba, do jornalista e pesquisador musical Gabriel Dias – 22 de agosto
Para ficar ligado!
- Forró canção, em que Danilo Moraes solta a voz como intérprete após oito álbuns autorais, com a percussão de Guegué Medeiros – 18 de outubro
Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.
Deixe um comentário