Vibrações

Edição 35: Medalha UBC para Fausto Nilo

Acesse, leia, comente e compartilhe!


Vamos falar sobre o elefante na sala. Há pouco dos 8,5 milhões de km² do território brasileiro representados no noticiário cultural nacional.

Esta 35ª edição, por sua vez, está recheada desta outra porção de Brasil com a homenagem pela União Brasileira de Compositores ao compositor cearense Fausto Nilo; com o encerramento do Rock in Rio 2024, que prestou reverência a atrações nacionais e anunciou o projeto Amazônia para Sempre; com a internação hospitalar do cantor baiano Tom Zé; e com o falecimento do pianista paulistano Osmar Milito.

Os fatores e as motivações para essa concentração são inúmeros e significativamente reconhecidos. Parece não haver outro caminho para a mudança desse paradigma senão o já delineado: o clamor social crescente por representação da riqueza imaterial única do País em sua integralidade. Afinal, por bem ou por mal, o cliente tem sempre razão.



O compositor e letrista Fausto Nilo será o primeiro homenageado pela União Brasileira de Compositores com a Medalha UBC. O intuito da UBC com a Medalha é celebrar um artista que inspirou e impactou a música brasileira com realizações artísticas, tanto como compositor quanto músico, intérprete e produtor. A entrega do reconhecimento está marcada para o dia 1º de outubro de 2024, em Fortaleza (CE).

Responsável por diversas músicas gravadas por nomes como Maria Bethânia, Gal Costa, Ney Matogrosso, Fagner e Lulu Santos, algumas das composições de Nilo são Pedras que cantam, Meninas do Brasil, Pão e poesia e Eu também quero beijar. Ao todo, o artista da cidade cearense Quixeramobim cadastrou 327 composições na UBC, além de 800 cadastradas na base do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).

[Rolling Stone Brasil]


O Rock in Rio 2024 terminou na madrugada de segunda-feira (23), após 500 horas de experiências em 7 dias de shows, com 750 atrações. Alcione foi reverenciada no domingo (22), no Palco Sunset, em uma homenagem que ela própria conduziu. A artista cantou hits de seu repertório romântico ao lado dos músicos Diogo Nogueira, Maria Rita, Mart’Nália, Péricles e Majur. O Dia Brasil do Rock in Rio, apenas com atrações nacionais, ficou marcado por duetos emocionantes e pela estreia do sertanejo no festival.

A organização do Rock In Rio anunciou no sábado (21) o projeto Amazônia para Sempre, que ocorrerá em Belém, com um palco flutuante no rio Guamá e um festival em solo, com artistas nacionais e internacionais. O evento está marcado para ocorrer em 2025, ano em que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) será realizada na capital paraense. Durante a coletiva de imprensa para anunciar a novidade, a cantora Gaby Amarantos também foi apresentada como embaixadora do projeto.

[g1]


Após sofrer um acidente doméstico, Tom Zé foi internado em São Paulo. O cantor sofreu uma queda em casa e passa por tratamento. A informação foi confirmada nas redes sociais do músico na segunda-feira (23). “Ontem foram estabelecidos o diagnóstico e a terapêutica e, queira Deus, logo o teremos saudável e entregue a essa música, essa arte que é sua alegria e a nossa também”, diz a nota publicada. Em agosto, Tom Zé passou cinco dias internado com sintomas de gripe. Depois, seguiu com a recuperação em casa.

[UOL]


O pianista e compositor paulistano Osmar Milito faleceu nesta segunda-feira (23), aos 83 anos. A informação foi oficialmente divulgada nas redes sociais do instrumentista. Um dos grandes nomes da música no Brasil, o artista foi figura importante para o Jazz e a Bossa Nova no País. Nascido em 27 de maio de 1941, começou na carreira artística em 1964 e foi ligado a nomes como Nara Leão, Maria Bethânia, Djavan, Gilberto Gil, Jorge Ben e Elis Regina. Ao longo da atividade profissional, foram oito LPs, quatro CDs e inúmeras trilhas sonoras, tanto para novelas quanto para filmes.

[Diário do Nordeste]



Lançamento da semana

  • Encantado session, gravação ao vivo em continuidade ao álbum disponibilizado por Silva no primeiro semestre – 24 de setembro
  • Donato, álbum que junta Leila Pinheiro com Ricardo Bacelar em torno do cancioneiro de João Donato – 27 de setembro

Para ficar ligado!

  • Sempre, novo álbum em que o Quinteto Villa-Lobos cruza as fronteiras entre o erudito e a canção brasileira – 1º de outubro
  • Banho de folhas, regravação por Xande de Pilares da música mais conhecida do repertório da baiana Luedji Luna – 3 de outubro
  • Arruda, alfazema e guiné, quarto álbum solo de Alvaro Lancellotti, criado sob a luz da espiritualidade afro-brasileira – 4 de outubro
  • Mantra concreto, 13 músicas inéditas compostas por Vitor Ramil a partir de poemas do curitibano Paulo Leminski – 10 de outubro


Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.