Acesse, leia, comente e compartilhe!
As coisas estão em transformação. Esta é a regra para a própria inconstância do viver. Há coisas, porém, que permanecem; que nunca deixam de ser.
Nesta edição, a inquietação está presente nos preparativos para especial de fim de ano de Roberto Carlos, no ar há 50 anos; no registro em álbum e documentário da turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia; na realização do Movimento Cidade, em Vila Velha (ES), e do Festival Vibrar, em Brasília; e nos cuidados à saúde de Hermeto Pascoal e Nana Caymmi.
Seja a relevância do artista, o formato da obra… Até mesmo, o impulso por mudança. Há coisas que perduram e servem como guia. Apontam a direção daquilo que um dia já foi e para aquilo que pode vir a ser.
O aquecimento para o especial de fim de ano de Roberto Carlos na TV Globo já começou. Neste ano, o programa será gravado no Allianz Parque, em São Paulo, em novembro. Esse formato de apresentação, em estádio, há anos não ocorre no especial do rei. Outra questão que vem sendo colocada na mesa é o término do contrato de Roberto, de 83 anos, com a TV Globo. Com o fim do vínculo em março de 2025, o especial, no ar há 50 anos, poderá ser o último do cantor na emissora. A assessoria de imprensa do artista nega.
[Estadão]
Iniciada na semana passada, a turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia, que percorrerá diversas cidades do Brasil, será transformada em um álbum e em documentário. A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, que disse ainda não haver detalhes sobre quais dos espetáculos serão registrados. Embora tenham se apresentado em outras ocasiões, os irmãos ainda não haviam protagonizado um show exclusivo deles. Até agora, foram vendidos 320 mil ingressos em todo o país, fazendo desta a maior turnê nacional de 2024.
[Alô Alô Bahia]
Em Vila Velha (ES), entre sexta (16) e domingo (18), o Movimento Cidade apresenta a sua 6ª edição com shows, mostras audiovisuais, oficinas e arte urbana. O festival investiu em uma programação plural e pautada no tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”. Entre os destaques do line-up estão Marina Sena, Silva, Dona Onete e Criolo. Os ingressos são gratuitos.
Após o sucesso em 2021, o Festival Vibrar volta à Brasília também entre os dias 15 e 18 de agosto. O festival contará com dois palcos distintos. A programação tem mais de 30 atrações, entre elas, artistas como Duda Beat, Vanessa da Mata, Planet Hemp, Nação Zumbi, Céu e Alice Caymmi. Os ingressos estão disponíveis no site.
[UOL e Metrópoles]
O músico Hermeto Pascoal cancelou dois shows que faria no último fim de semana por motivos de saúde. O multi-instrumentista se apresentaria no sábado (10), em São Paulo, e, no domingo (11), faria uma participação no festival uruguaio Medio y Medio, realizado no Circo Voador, no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do lugar informou em um comunicado que Hermeto teve “um pequeno problema de saúde ao longo da semana e, por ordens médicas, não poderá se apresentar”.
A cantora Nana Caymmi, que estava internada desde o dia 26 de julho, recebeu alta na tarde de segunda-feira (12). Após ser atendida na emergência do hospital apresentando arritmia cardíaca, ficou na Unidade Coronariana até 7 de agosto, quando foi transferida para a Unidade Semi-Intensiva.
[O Globo]
Lançamento da semana
- Amores, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant relançada por Fafá de Belém com o uso de inteligência artificial – 9 de agosto
- Teu coração, EP de Vânia Bastos com parcerias inéditas de Márcia Tauil com Cristovão Bastos e Roberto Menescal – 9 de agosto
- Ori, sob direção musical de Letieres Leite, gestado antes do álbum de estreia de Nara Couto, em 2022 – 9 de agosto
- Donatural, edição digital do álbum ao vivo gravado em 2005, parte das comemorações dos 90 anos de João Donato – 16 de agosto
Para ficar ligado!
- Lugar comum, anúncio do álbum de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar somente com músicas de João Donato – 23 de agosto
Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.
Deixe um comentário