Vibrações

Edição 18: Festivais brasileiros


Retomando.

Após um breve recesso de férias, a curadoria de notícias da Música Popular Brasileira volta nesta 18ª edição para mostrar que o circuito de festivais com a programação tomada por artistas brasileiros cresce a cada ano novo – seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou na Bahia.

Lembra o falecimento de conhecida figura do rock baiano, o ex-guitarrista da banda Camisa de Vênus, Gustavo Mullem, aos 72 anos.

Recupera pra quem perdeu a live solidária de Zeca Pagodinho em prol do Rio Grande do Sul. Aproveite lá – enquanto ainda está disponível – e coloque como trilha sonora deste seu final de semana.

Boas vibrações!



De acordo com relatório divulgado pelas entidades representantes da indústria fonográfica, das 50 músicas mais escutadas no Brasil em 2023, apenas uma é estrangeira. Portanto, não é de se espantar que surjam cada vez mais festivais com atrações 100% nacionais. Quatro aconteceram ao mesmo tempo neste último fim de semana.

Em São Paulo, pelo Somos Rock Festival, dez bandas nacionais tocaram no Anhembi durante o sábado (25). No Parque Villa-Lobos, no sábado e também no domingo (26), Alceu Valença e Marina Sena (que voou após participação no Festival TIM Music Rio no dia anterior) estiveram entre as principais atrações da quinta edição do Nômade Festival.

Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, o Jockey Club sediou o Festival Doce Maravilha, em uma grande festa que levou aos palcos parcerias como Maria Bethânia e Xande de Pilares. No domingo, as areias de Copacabana foram cenário de uma homenagem à rainha Beth Carvalho, com participações de Diogo Nogueira e Roberta Sá, durante o primeiro final de semana do Festival TIM Music Rio. O evento termina na semana seguinte ao som de Djavan.

[UOL]


A agenda de grandes eventos em 2024 não termina aqui.

O Coala Festival, um dos mais tradicionais eventos totalmente dedicados à música brasileira, anunciou mais atrações para a edição que comemora 10 anos entre 6 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Foram confirmados para o sábado (7), João Bosco, considerado uma lenda viva da música brasileira; e a rainha do soul brasileiro, Sandra de Sá, que convida Hyldon e Tássia Reis para dividir o palco. Os ingressos para os três dias do evento estão disponíveis no site da Total Acesso.

O AFROPUNK, que acontece pela quarta vez em Salvador, no Parque de Exposições, nos dias 9 e 10 de novembro, anunciou as primeiras atrações. O primeiro dia terá o sambista Jorge Aragão, que celebra 75 anos; enquanto o domingo (10) conta com shows como o da Fat Family cantando Tim Maia. Os ingressos já estão à venda no site da Sympla.

[UOL]


Em Salvador, na última segunda-feira (27), foi anunciado o óbito do ex-guitarrista da banda Camisa de Vênus, Gustavo Mullem. O motivo da morte não foi informado, mas o músico de 72 anos fazia tratamento contra um câncer de pulmão e já estava internado na capital baiana. O guitarrista era uma figura conhecida do rock baiano. Participou da formação original do Camisa de Vênus, gravando cinco discos; e foi o último guitarrista a tocar com Raul Seixas, tanto no disco como na turnê A Panela do Diabo, feito com o parceiro Marcelo Nova.

[Estadão]


Na noite desta segunda-feira (27) Zeca Pagodinho uniu forças em prol do Rio Grande do Sul numa live solidária transmitida pelo YouTube. O show reuniu nomes de peso da música como Gilberto Gil, Jorge Ben, Alcione, Jorge Aragão e Xande de Pilares. Um dos momentos mais bonitos da transmissão foi quando um dos netos de Zeca Pagodinho cantou junto com a roda liderada pelo avô a música Naquela mesa, de Sérgio Bittencourt.

Confira a transmissão na íntegra pelo canal oficial do sambista.

[O Globo]



Lançamento da semana


Para ficar ligado!

  • Na paz, regravação de Orlando Morais pelo pernambucano Martins, que também revisitou recentemente Paulinho Pedra Azul para trilha sonora de novela – 7 de junho
  • Clara Nunes – A Tal Guerreira, estreia do espetáculo musical idealizado por Vanessa da Mata, que dará vida a artista homenageada durante temporada em São Paulo – 2 de agosto


Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.