Nesta sexta-feira (22), Jorge Ben Jor completou 85 anos de idade. Um dos arquitetos da moderna música popular brasileira, estreou em LP em 1963 com o divisor de águas Samba esquema novo. Ao longo de seus 23 álbuns de estúdio, o torcedor do Flamengo homenageou o clube em diversas de suas canções. Além da citação em País tropical, também reverenciou jogadores como Zico, em Camisa 10 da Gávea, e Fio Maravilha, na canção homônima. Foi a vez da instituição celebrar a vida do artista com recriações de capas de discos protagonizadas por jogadores.
[O Globo]
Em Saudosa maloca, longa-metragem que chegou aos cinemas nesta quinta-feira (21), Adoniran Barbosa tem as suas muitas personas embaralhadas numa trama que incorpora personagens e histórias de suas várias músicas. Com a participação de um Adoniran recriado na ficção pelo ex-titã Paulo Miklos, muitas das crônicas dos sambas são encenadas como fábula.
Depois do documentário Adoniran — Meu nome é João Rubinato, de 2018, o diretor Pedro Serrano retomou a ficção com a qual fez a sua primeira incursão no universo adoniraniano, no premiado curta-metragem Dá licença de contar, em 2015. “No filme, tudo é onírico, tudo vira fantasia. O próprio Adoniran sempre alimentou essa dúvida sobre o que era real nas histórias dos sambas, cada hora ele dava uma versão. Então, a gente pôde usar e abusar disso no filme, e entrar nessa espécie de universo da memória”, explica.
[O Globo]
A música Para Lennon e McCartney, interpretada por Elis Regina, ganhou uma nova versão, no último domingo (17). A produção ficou por conta do produtor musical e filho da artista, João Marcello Bôscoli, que retomou o direito das fitas originais, fez um trabalho de restauração na voz e convocou outros músicos para gravar os instrumentos.
Gravada em 1976 para um especial de televisão, a faixa – composição de Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant – ficou inédita até 1982, quando foi lançada após a morte da cantora, no disco Luz das Estrelas. A nova música está sendo divulgada inicialmente na rádio Nova Brasil, que vai tocá-la duas vezes ao dia, por um mês.
[Estadão]
A turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia teve três novas apresentações anunciadas após os ingressos para os shows de Rio de Janeiro e São Paulo esgotarem em menos de uma hora após o início das vendas nesta quarta-feira (20). Serão mais dois shows no Rio, nos dias 10 e 11 de agosto, e mais um em SP, no dia 15 de dezembro. Os ingressos para o público geral começam a ser vendido neste sábado (23), a partir das 10h, no site oficial e, às 12h, nas bilheterias.
Os irmãos estiveram no domingo (15) no Fantástico, onde falaram sobre a série de shows que se iniciará em agosto e deram uma prévia ao cantarem grandes sucessos. A dupla falou ainda sobre suas relações familiares e destacaram a admiração que sentem um pelo outro.
[O Globo e g1]
Na noite desta sexta-feira (22), teve início a 11ª edição do Lollapalooza, em São Paulo. O evento segue no sábado e no domingo, com dezenas de shows. Embora o verdadeiro chamariz do Lolla sempre tenha sido as atrações internacionais, a edição deste ano não abriu mão de nomes graúdos da música brasileira. É o caso do show solo de Gilberto Gil, na tarde de domingo, e da derradeira apresentação do Titãs Encontro, no sábado – já anunciada por aqui.
Lembrando também (pra não dizer que eu não avisei) que as principais apresentações poderão ser vistas de casa. O canal Multishow vai transmitir os shows dos palcos Budweiser e Samsung Galaxy; e o canal Bis, por sua vez, vai exibir as apresentações programadas para os palcos Perry’s by Johnnie Walker e Alternativo. Quem não tiver acesso a uma televisão poderá assistir às transmissões via Globoplay.
[O Globo e Folha]
Lançamento da semana
- Milagres, com onze músicas da parceria de Breno Ruiz com o poeta Paulo César Pinheiro, na voz de Alice Passos – 22 de março
- DNA, um blues-rock com versos pessimistas, primeira amostra de Seres humanos, o 39º álbum de Odair José aos 75 anos – 22 de março
Para ficar ligado!
- Matriarcas, do Pradarrum, de Gabi Guedes, reverencia as mães de santo dos terreiros e das comunidades quilombolas – 29 de março
- Nesse exato momento, quarto álbum solo gravado em estúdio por Almério, com participação dupla de Zélia Duncan – 12 de abril
- Dorival Caymmi – Um homem de afetos, cinco anos após ter estreado, o documentário entra em circuito nacional nos cinemas – 25 de abril
- Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, musical inédito que chega aos palcos com a atriz Mel Lisboa no papel da protagonista – 26 de abril
Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.
Deixe um comentário