O Choro agora é Patrimônio Cultural do Brasil. Nesta quinta-feira (29), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o registro da manifestação cultural no Livro das Formas de Expressão.
A política de Patrimônio Imaterial reconhece que essa forma de expressão mantém vínculos de identidade e memória coletivas que vão desde os músicos iniciantes e amadores, aos admiradores e grandes instrumentistas. A partir de agora, o corpo técnico do Iphan e os detentores do bem cultural vão desenvolver juntos políticas públicas para a salvaguarda da prática.
De acordo com o parecer técnico, o termo “choro” nasce da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e seus apreciadores chamavam a manifestação cultural de “música de fazer chorar”. Saiba mais no Dossiê para instrumentação técnica do Processo de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.
[Gov.br]
A banda Natiruts, uma das referências do reggae brasileiro, anunciou o fim do grupo nesta segunda-feira (26), após 28 anos de carreira. A turnê de despedida, “Leve Com Você”, terá 20 shows e um setlist com músicas de diferentes fases da banda. A série de shows começa em Brasília, no dia 8 de junho, e termina em Belém, no dia 7 de dezembro. Os ingressos começaram a ser vendidos nesta terça-feira (27).
O grupo brasiliense teve início em 1996. O primeiro sucesso foi Liberdade Pra Dentro da Cabeça, de 1997, seguido por Presente de um Beija Flor, quando a banda ainda se chamava “Nativus”. Ao longo da carreira, tiveram duas indicações ao Grammy Latino: em 2013, como Melhor Álbum Pop Contemporâneo pelo Acústico no Rio de Janeiro e, em 2021, por Melhor Canção em Língua Portuguesa com a faixa Lágrimas de Alegria.
[Folha e Estadão]
“Samba, a gente não perde o prazer de cantar…”
O cantor Jorge Aragão, um dos grandes nomes do samba, completou 75 anos nesta sexta-feira (1). Carioca, Aragão faz aniversário no mesmo dia da capital do Rio de Janeiro, que completa 459 anos. Como parte da celebração, o sambista lançou nesta data o single Até Que Eu Aprendi.
[Billboard Brasil]
“… E fazem de tudo pra silenciar.”
Parte do acervo pessoal de Elton Medeiros (1930-2019) foi parar no lixo. A história foi relatada na última segunda-feira (26) pelo sambista Chico Alves, quem fez o resgate do material. Depois de descoberto, o conteúdo foi encaminhado para o Instituto Moreira Salles, onde está sendo analisado e devidamente cuidado.
Entre os objetos descartados no prédio onde Elton morava, em Copacabana, na capital carioca, estavam manuscritos, letras de músicas, muitas fotos, roteiros de shows, rascunhos, um óculos, fitas VHS e K7, e até uma escrivaninha. Chico Alves acredita que possivelmente há músicas inéditas nos registros.
[O Globo]
Depois de informar que precisou ser internada após um diagnóstico de pneumonia, a cantora Ivete Sangalo anunciou neste sábado (24) que recebeu alta hospitalar. Os sintomas apareceram após a maratona carnavalesca, durante a qual a cantora, que teve a música mais tocada do Carnaval 2024, puxou seu trio elétrico por vários dias na capital baiana.
[Folha]
O músico e compositor Roberto de Carvalho vai lançar sua autobiografia. “Estava difícil conter a ansiedade e agora já posso contar: sim, Roberto está escrevendo sua autobiografia!”, anunciou no domingo (25) Guilherme Samora, jornalista e parceiro nas duas autobiografias de Rita Lee. A obra deve ser lançada ainda no segundo semestre.
[Estadão]
Lançamento da semana
- Acabou, mas tem…, single de Emicida após dois anos sem lançar música inédita – 29 de fevereiro
- Só eu sei, parceria de Nelson Motta com Alexandre Elias na voz de Laila Garin – 1 de março
- Y’Y, quarto álbum de Amaro Freitas com a proposta de conduzir o ouvinte por uma imersão no universo amazônico – 1° de março
Para ficar ligado!
- Todo esse querer, single do primeiro registro ao vivo da discografia solo de Paulo Miklos, previsto para maio – 8 de março
- Na matriz, álbum de Moyseis Marques repleto de Brasil, com samba, forró, baião, ijexá – 15 de março
- Prosa e papo, composição com Paulo César Pinheiro que dá nome ao primeiro lançamento de Dori Caymmi em sete anos – 5 de abril
- Novela, sexto álbum de Céu, o primeiro de inéditas desde 2019 – 26 de abril
Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.
Deixe um comentário