A cantora Bebel Gilberto lançou nesta sexta-feira (25) o seu sétimo álbum solo de estúdio, João, em que aborda pela primeira vez a obra gravada pelo pai, que dispensa apresentação, João Gilberto (1931-2019).
As onze músicas do repertório soam mais orgânicas e minimalistas, sem a intensa camada eletrônica de trabalhos anteriores. O disco foi gravado entre 2020 e 2021, em Nova York. Participaram das sessões os músicos brasileiros Guilherme Monteiro, ao violão (à la João Gilberto), e Chico Brown, primo de Bebel, na percussão.
A foto do beijo da filha na bochecha do pai, que ilustra a capa do disco, é registro da mãe, Miúcha (1937-2018).
Destaque para Adeus América (Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa, 1948), Caminhos Cruzados (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1958) e Valsa (João Gilberto, 1973).
[G1 e O Globo]
Entre a vasta cobertura da Festa do Peão de Barretos e das expectativas para o The Town 2023, eis que surge Ney Matogrosso. O cantor prepara para levar a turnê Bloco na Rua para o segundo dia do festival paulista (3 de setembro).
Na noite anterior, durante a abertura do evento, está prevista a interpretação de canção América do Sul pelo artista, cantada também na estreia do Rock in Rio 1985 – produzido pelos mesmos idealizadores do The Town.
Gustavo Zeitel: “É um show que coroa a história do artista com o Rock in Rio. Em 1985, o intérprete enfrentou a resistência do público metaleiro da primeira edição do festival. A massa enfurecida atirava ovos ao palco, enquanto o artista os devolvia à plateia, num vaivém de claras e gemas. Afora as participações especiais, ficaram célebres os shows de Ney nas edições de 2017, com o Nação Zumbi no Palco Sunset, e de 2022, em Portugal”
[Estadão]
No último sábado (19), o cantor e compositor Martinho da Vila estreou sua Negra Ópera, no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira apresentação ao vivo do álbum lançado em 12 de maio. Ainda não há datas para novas apresentações.
Mauro Ferreira: “Sem recorrer ao teleprompter e sem sequer se apoiar em roteiro deixado no chão, como é praxe em shows, o artista fluminense seguiu com segurança e ótima forma vocal a saga trágica deste espetáculo afro-brasileiro em que Martinho mistura dança, um toque de música erudita – no tema orquestral da abertura Negra ópera – e sambas para cantar os reversos da vida.”
[G1]
Para quem estava aflito, esta semana foi para ficar em paz. O noticiário esteve recheado de “boletins médicos” tranquilizadores.
A cantora Preta Gil anunciou nesta terça-feira (22) que seu corpo está livre de células cancerígenas. A artista continua internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e agora está em fase de reabilitação após a cirurgia em que retirou um tumor do reto.
[O Globo]
Também nesta terça-feira (22), Paulinho da Viola confirmou datas para os próximos cinco shows. No fim de julho, o sambista foi internado com sangramento digestivo e passou por uma enterectomia após os médicos diagnosticarem um GIST de intestino delgado. O músico está em casa desde o início de agosto.
A nova agenda tem apresentações no Rio de Janeiro (23 de setembro), São Paulo (30 de setembro), Florianópolis (7 de outubro), João Pessoa (9 de novembro) e Brasília (25 de novembro).
[O Globo]
Após adiar as datas em Porto Alegre na última sexta-feira (18), Caetano Veloso confirmou os shows da turnê Meu Coco em São Paulo para este final de semana (25 e 26). O cantor e compositor foi diagnosticado com gripe e febre alta dias após apresentação especial no festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro, em que tocou debaixo de forte chuva.
[Estadão]
Para ficar de olho!
- Déjá vu, disco de inéditas de Lincoln Olivetti (1954-2015) com Robson Jorge (1954-1992) – 1º de setembro
- Sete mulheres pela Independência do Brasil, de Ana Costa e Zélia Duncan, com músicas dedicada a mulheres importantes na luta pela Independência – 7 de setembro
- Alcione – 50 anos ao vivo, gravação feita em show no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em junho de 2022 – 2023
- De Lua, álbum de Luiz Tatit e Ná Ozzetti com músicas novas e regravações – 2023
[G1]
Vibrações é uma curadoria de notícias da Música Popular Brasileira. Todo sábado a publicação chega por e-mail com o que houve de mais expressivo no noticiário cultural da semana. Trata-se de divulgar e promover as produções inéditas e memoráveis da admirável arte nacional.
Este produto segue em construção. Deixe suas impressões, relatos, sugestões… Ajudará no aperfeiçoamento do que chega até você!
Deixe um comentário